JUSTICA_RESTAURATIVA.png

 

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), integrante do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa em Santa Catarina, promove na sexta-feira, 24, junto com outras instituições, o 1º Encontro Catarinense de Justiça Restaurativa, que discute a cultura da paz na educação escolar. O encontro será no auditório Antonieta de Barros na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O objetivo do evento é debater o papel da Justiça Restaurativa na construção de sociedades mais justas e é direcionado para promotores de justiça e servidores que atuam na área da Infância, Juventude e Educação, além de integrantes da rede de proteção às crianças e adolescentes. “A Justiça Restaurativa é um verdadeiro movimento de transformação social, que busca a reconciliação, a cura e a reconstrução de relacionamentos ao invés de focar apenas nas punições”, lembra a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

Além da SAS e de outras secretarias de estado, o Grupo Gestor da Justiça Restaurativa em Santa Catarina é composto pelo Ministério Público de Santa Catarina, o Poder Judiciário, a Defensoria Pública Estadual (DPE/SC), a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional SC (OAB/SC), a Federação de Consórcios, Associações de Municípios de Santa Catarina (Fecam), a Universidade do Estado de SC (Udesc) e a Universidade do Sul de SC (Unisul).

“A Justiça Restaurativa é um conjunto de princípios e ferramentas que podem auxiliar a reduzir a violência nas escolas, por meio da construção de relações saudáveis e na resolução de conflitos priorizando o diálogo e a empatia. Só conseguiremos ter mais humanidade a partir do momento em que valorizarmos o que há de humano no outro”, explica a diretora de Direitos Humanos, Elisiane de Freitas Noronha.

O encontro inicia com a conferência “Escola: um universo de complexidades” e segue com cinco painéis de debates. Os assuntos tratados serão: A potência da Justiça Restaurativa na educação; A Justiça Restaurativa e a contemporaneidade: uma leitura do contexto das escolas; Como praticar a empatia em uma comunidade escolar; Projeto de Lei Estadual – PL./0180/2023, sobre a implantação das técnicas de Justiça Restaurativa na resolução dos conflitos ocorridos nas escolas da rede pública estadual de educação. A gerente de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens da SAS, Myriane Gonçalves da Silva, é coordenadora do painel “Práticas Restaurativas: benefícios e desafios na educação”.

 

Serviço:

O quê? 1º Encontro Catarinense de Justiça Restaurativa – a Cultura da Paz na Educação Escolar
Quando? Sexta-feira,24 de novembro, das 8h30 às 18h
Onde? Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) – Auditório Antonieta de Barros Rua Dr. Jorge Luiz Fontes, 310, Florianópolis/SC.

 

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Luciane Lemos / Ascom SAS. Arte: Helena Marquardt/ Ascom SAS

(48) 3664-0916

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito