WhatsApp_Image_2024-04-11_at_14.22.55.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) participou nesta quinta-feira, 11, em Peritiba, do Seminário Regional Autismo nos Diferentes Contextos da Vida, que foi promovido pela Federação Catarinense dos Municípios e contou com a participação de mais de 600 profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social de todo o estado.

No evento a secretária, Maria Helena Zimmermann, apresentou a possibilidade de financiamento de projetos para autistas por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). “Por meio do FIA, no edital passado já financiamos diversos projetos de instituições como Apaes, Amas e outras, voltados ao desenvolvimento de pessoas autistas. No edital que encerra está semana, no valor de R$ 42 milhões, teremos outras dezenas de projetos beneficiados”, disse.

Ela comenta que o evento é importante para troca de experiências de todas as áreas que trabalham com o atendimento dos autistas. “Tivemos palestras valiosas que trazem desenvolvimento para as políticas públicas que buscam a inclusão e o desenvolvimento das pessoas autistas”, completa.

WhatsApp_Image_2024-04-11_at_14.24.31.jpeg

A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Jeane Rauh Probst, também participou do evento e falou do atendimento feito em Santa Catarina para cerca de 30 mil autistas. Ela citou também a parceria da Fundação com entidades que atendem pessoas autistas.

Além de palestras o Seminário Regional também contou com depoimentos emocionantes de autistas e mães de autistas que falaram de suas experiências e principalmente contaram ao público histórias de superação mostrando que é possível garantir a inclusão com respeito a todas as diferenças.

Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação). Foto: Helena Marquardt/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família