WhatsApp_Image_2024-05-10_at_14.43.03.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) realizou, nesta sexta-feira (10), o evento “Fundo Nacional da Assistência Social pelo Brasil”, mais conhecido como FNAS pelo Brasil, que tem o intuito de dar um assessoramento técnico para gestores e contadores municipais responsáveis pelos fundos de Assistência Social. A capacitação, aconteceu no auditório do Centro Serra, em Lages, durante todo o dia.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, salienta que a qualificação dos servidores que trabalham com os fundos garante mais eficiência na execução dos recursos disponíveis em contas da política de Assistência Social. “Muitas vezes os contadores e gestores têm dúvidas de onde e como aplicar o dinheiro e essa capacitação é forma de trazer mais conhecimento e tirar dúvidas e garantir a aplicação dos recursos”, disse.

O FNAS pelo Brasil é um projeto do Governo Federal, mas que é organizado pelos Estados. O evento também é uma oportunidade de municípios e do Governo do Estado dialogarem com o Governo Federal para juntos enfrentarem os desafios relacionados ao orçamento da política da assistência social.

Este assessoramento é voltado especificamente para a gestão financeira orçamentária dos municípios, buscando a eficiência do sistema público de Assistência Social. A secretária da SAS reforça que hoje um dos maiores desafios enfrentados nos municípios pelos gestores é justamente o diálogo com contadores e os órgãos de controle. “Muitas vezes o contador não tem o entendimento sobre a utilização desse recurso e ele acaba ficando nas contas sem ser utilizado, então toda a capacitação nesse sentido é uma oportunidade de melhorar a gestão”, finaliza.

Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação). Foto: Natália Lisboa/ Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família