Evento contou com representantes de quatro municípios foto Helena Marquardt ADR Ibirama 1

A construção de quatro novos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) foi divulgada pelo secretário de Estado da Assistência Social, deputado estadual Valmir Comin, na sede da Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama, na tarde desta quarta-feira (29). As unidades serão instaladas em Presidente Nereu, Dona Emma, Apiúna e Lontras com recursos do Pacto por Santa Catarina.

O processo licitatório para a construção das unidades inseridas no primeiro lote será aberto em 7 de abril e de acordo com o secretário, cada obra de CRAS será executada com um investimento de R$ 450 mil. “Nós estamos passando por todo o estado, percorrendo as regionais com o propósito de dar celeridade a todos os procedimentos da pasta da SST relacionadas as obras do Pacto por Santa Catarina, principalmente os CRAS e os CREAS. Ao todo são 42 obras que vamos lançar. Na região de Ibirama viemos justamente para convocar os parceiros desse processo, até porque temos um prazo muito curto, até outubro deste ano, para executar essas obras”, explicou.

Para o prefeito de Dona Emma, Nerci Barp, o CRAS é uma necessidade no município. “Hoje não estamos nem recebendo o dinheiro do CRAS por falta de espaço. Já montamos uma equipe e vamos receber essa construção com muita alegria porque ela vai ajudar muita gente no setor Social e tenho certeza que com ele a comunidade será melhor atendida”, ressaltou.

O prefeito de Presidente Nereu, que será outra cidade beneficiada, Isamar de Mello, conta que aguarda a construção desde 2013. “Para o município o prédio é importante porque vai ser um local para atender melhor a comunidade, principalmente as pessoas que mais necessitam”.

O gerente de Planejamento Regional e Apoio às Políticas Públicas, Egon Gabriel Júnior, destacou que o CRAS é uma ferramenta importante para os municípios, já que através deles é possível diminuir as desigualdades sociais. “Nas unidades as pessoas têm mais oportunidades, inclusive de desenvolvimento profissional para saírem da situação de vulnerabilidade e exercerem sua cidadania de forma plena”, finalizou.

Secretário Valmir Comin foto Helena Marquardt ADR Ibirama