foto jaraguá

A unidade móvel do Programa “Mulher, Viver Sem Violência”, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, estará em Guaramirim, Jaraguá do Sul e Schroeder, entre os dias 8 e 12 de maio.

O objetivo do programa é integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados às mulheres em situação de violência, mediante articulação dos atendimentos especializados no âmbito da saúde, justiça, segurança pública, rede socioassistencial e promoção de autonomia financeira. O cronograma e roteiro da unidade móvel foram definidos na manhã desta quarta-feira, 19, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul, com representantes dos três municípios.

As unidades móveis são destinadas a atender mulheres do campo. “É um programa novo, pioneiro e vamos levar às mulheres da área rural, os serviços de enfrentamento à violência”, explicou o administrador da Gerência de Apoio Operacional da Secretaria de Estado da Casa Civil, Cláudio Gama. O ônibus possui dois ambientes individualizados com consultório completo, ar-condicionado e cadeiras. “O ônibus leva acolhimento para estas mulheres”, falou a coordenadora Estadual de Mulher, Aretuza Larroyd.

O secretário executivo da ADR de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, estava com agenda marcada em Florianópolis, mas fez questão de passar antes na reunião. “Os índices de violência são preocupantes e pela importância do tema, não poderia deixar de passar aqui para registrar o apoio da nossa equipe no programa e sugerir que ações como esta também sejam desenvolvidas na área urbana”, sugeriu Floriani. A coordenadora explicou que a unidade móvel é exclusiva para atender mulheres do campo, mas o programa de acolhimento pode ser executado em qualquer ambiente.

A atividade é organizada pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul e prefeituras dos municípios de Guaramirim, Jaraguá do Sul e Schroeder. Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB subseção Jaraguá do Sul, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e Epagri participaram da reunião e são parceiros para a realização das atividades.

foto jaragua 2

Texto e fotos: Ana Cenatti