IDOSOS Ministério da Saúde

Nesta sexta-feira, 24 de junho, é o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos, que foi instituído para conscientizar sobre os riscos e a importância de medidas preventivas para assegurar a qualidade de vida e promover a autonomia desta população.

As quedas podem ocorrer em qualquer idade, porém, entre os idosos, representam um sério problema devido à maior fragilidade do organismo e assim levando a graves consequências como: fraturas, redução da capacidade funcional, institucionalização precoce, isolamento social, depressão e em muitos casos acarretando até a morte. São, também, a primeira causa de acidentes em pessoas com idade superior a 60 anos, sendo que entre 5 a 10% delas resultam em lesões graves. Estudos apontam que no Brasil, 30% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano e quanto maior o número de quedas, maior o medo de cair novamente.

Vários são os fatores que contribuem para as quedas em idosos e podem estar envolvidos com o próprio organismo do idoso ou estar relacionadas ao ambiente. Dentre as alterações do próprio organismo, podemos citar o déficit de equilíbrio e fraqueza muscular e a inatividade fisica. As dificuldades propiciadas pelo ambiente podem ser pisos escorregadios, encerados, molhados, ausência de corrimão, assentos sanitários muito baixos, tapetes soltos, ambiente com baixa iluminação, ruas esburacadas e calçadas mal conservadas, entre outros.

A maioria das quedas acidentais ocorre dentro de casa ou em seus arredores, geralmente durante o desempenho de atividades cotidianas como caminhar, subir ou descer escadas, ir ao banheiro, tomar banho. Ou seja, ambientes que aparentemente não oferecem riscos à saúde podem tornar-se perigosos, visto que a maioria dos idosos podem apresentar alterações de equilíbrio, marcha, visão, audição.

Ações preventivas são extremamente importantes para evitar esse risco:
- ter uma vida saudável praticando atividades físicas e mantendo seu cérebro ativo por meio de atividades cognitivas como ler, pintar, fazer palavras cruzadas, acessar a internet ou simplesmente aprender algo novo;
- cuidar do ambiente da casa retirando tapetes, colocando corrimãos, mantendo ambientes iluminados e outras ações que propiciem um ambiente doméstico seguro.
- conversar com o médico sobre o uso de medicamentos que podem causar tonturas e também realizar consultas com geriatra para avaliação da sua saúde geral.
Caso você sinta alterações em seu equilíbrio, procure um profissional habilitado para lhe ajudar como um fisioterapeuta para iniciar um tratamento ou até indicar algum dispositivo de auxílio à marcha.
Vamos ficar atentos e chamar a atenção para que medidas simples de prevenção sejam tomadas para evitar o maior número de quedas em idosos.

Com informações do Conselho Estadual do Idoso. Arte: Ministério da Saúde

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito