IMG 4470

O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), deputado estadual Valmir Comin recebeu integrantes do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPIN), na sede da SST. O grupo levou para o encontro a necessidade de discussão sobre o magistério indígena.


Representando a etnia Kaingang estavam Getúlio Narsizo e Ana Paula Narsizo. Dos Xokleng, Woie Sobrinho Patte, Elizete Tereza Pripa e Marcondes Nambla aproveitaram a reunião para apresentar a real situação da educação indígena no Estado, além de pedir apoio. Todos eles são conselheiros do Cepin.


O grupo solicita a abertura de concurso público para professores indígenas. Conforme a Diretora dos Direitos Humanos, Maria Elisa é fundamental que esta função seja exercida por profissionais das etnias, por conhecerem a necessidade de conhecimento de cada tribo. A secretária do Cepin, Maria Iris Bessa Machado Lopes ressaltou que os índios possuem um calendário diferente dos outros estudantes.


Para o secretário, a necessidade de preservação e resgate da cultura é uma causa justa, legítima. “Vamos intermediar este assunto, levando a pauta para diálogo na secretaria de Educação do Estado”, garantiu.  





Mais informações para a imprensa:

Kênia Pacheco

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST)

Fone: (48) 3664-0916 / (48) 99984-1799

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.sst.sc.gov.br

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito