O Conselho Estadual do Idoso (CEI) promoveu uma web conferência para tratar da violência contra o idoso em Santa Catarina. O saldo apresentado pelos participantes foi bastante positivo, em função da ampla discussão e dos esclarecimentos realizados com a participação dos técnicos da área, de vários municípios catarinenses. Somente em 2016, foram registradas 1.021 denúncias pelo disque 100 para relatar casos de abusos contra idosos. Negligência, abuso financeiro, agressões físicas e psicológicas foram algumas das situações denunciadas.

Conforme informações da representante da Comissão de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa do CEI, Edléia Schmidt, aproximadamente 500 pessoas participaram da web conferência em 88 pontos de comunicação. “O resultado do debate foi muito positivo, pois se recebeu muitos questionamentos de pessoas que atuam com a população idosa e assim foi possível esclarecer questões e capacitar para a prevenção da violência que atinge estas pessoas”, disse Edléia.

Com a realização da web conferência, a presidente do CEI, Marília Celina Felício Fragoso, acredita ter efetivado mais uma ação de combate a violência contra a pessoa idosa. Em sua avaliação, a participação dos profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), das Agencias de Desenvolvimento Regional (ADRs) e conselhos municipais, fica mais fácil coibir a ação do agressor. Para a Diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Maria Elisa de Caro, iniciativas como esta devem ser incentivadas por atingirem um número muito maior de pessoas em diálogo, simultaneamente. “É assim que conseguimos multiplicar o efeito do trabalho. Práticas como esta deveriam ser adotadas por todos os conselhos de direito”, pontuou.

Os debatedores estiveram na sede da Secretaria de Administração com transmissão para várias cidades do estado. O debate foi mediado pela presidente do CEI, Marília Celina Felício Fragoso e contou com a participação da Delegada Patrícia D’avila, da Diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal da Assistência Social, Sandra Coimbra do Coordenador da Política do Idoso no Estado, Honorato Tomelin, da Diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Maria Elisa de Caro e da representante da Comissão de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa do CEI-SC, Edléia Schmidt. Participaram ainda, a secretária executiva do Conselho Mônica Alberti Nocera Lipski e a conselheira representante da OAB Maria Joana Zucco.

idoso violencia