oficina sisanDezenove municípios catarinenses participaram em Florianópolis da oficina do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), com intuito de alcançar melhores resultados no combate à fome e à miséria, no estímulo a práticas alimentares promotoras de saúde.

A oficina vai orientar os municípios em relação ao SISAN, seus compromissos, vantagens e vai ainda orientar a elaboração dos planos municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, sem deixar de reconhecer as experiências positivas e debater as principais dificuldades para efetivação da política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo é instituir o debate e potencializar as ações municipais para garantir o direito de todos terem acesso a uma alimentação adequada.

Na avaliação da Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Patrícia Cechinel Bernardi, o evento é de extrema importância para os profissionais da área. “As aulas foram muito didáticas, conseguimos instruí-los sobre a importância de segurança alimentar, para a prática de uma refeição adequada, saudável e nutricional”.

O evento foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e parceria da Câmara de Gestão Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de SC e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Ao todo serão sete oficinas distribuídas por região. Ainda serão realizadas as de São Bento do Sul para atender a região Norte, no Sul, no meio-oeste, no Oeste, no Vale do Itajaí e na região Norte.