O município de Criciúma sedia no dia 21 de junho, a realização de uma das capacitações regionais das oficinas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), na região Sul.

O evento será realizado na sede da Universidade Extremo Sul Catarinense (UNESC), com início às 8 horas. Participarão municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).
A oficina tem como objetivo orientar os municípios para adesão ao Sistema, estruturação de suas instâncias e elaboração e execução dos Planos Municipais de Segurança Alimentar Nutricional. A Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, Patrícia Bernardi afirma que objetivo é promover o debate e potencializar as ações municipais para garantir o direito de todos terem acesso a uma alimentação adequada.

Segundo ela, a oficina buscará orientar os municípios em relação ao SISAN, seus componentes e organizações, vantagens e compromissos, e vai ainda orientar a elaboração dos planos municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, sem deixar de reconhecer as experiências positivas e debater as principais dificuldades para efetivação da política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para o Secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin, a realização do direito humano à alimentação adequada necessita de fiscalização, monitoramento, promoção, proteção e respeito ao tema. “É fundamental a participação dos municípios neste processo. Precisamos multiplicar a informação e com isso promover a segurança alimentar para que todas as pessoas possam levar uma vida ativa e saudável”, disse Comin.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do endereço http://www.tearsan.ufsc.br/pagina/oficina-sisan-sc. Podem participar gestores municipais, representantes da sociedade civil e membros dos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). Será priorizada a participação dos representantes dos municípios pertencentes a cada região.

OBS: A oficina ocorrerá na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), no seguinte endereço: Bloco R2 – Sala 11. Av. Universitária, 1105 – Bairro Universitário Criciúma – SC.

yyyyyy