PETI

O I Encontro Estadual de Medidas Socioeducativas e o II Encontro Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) reuniram mais de 130 profissionais da área em Florianópolis, nesta quinta (22) e sexta-feira (23). O evento realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), por meio da Diretoria de Assistência Social e da Gerência de Proteção Social Especial contou com a representação de 30 municípios que aderiram ao PETI e de 62 cidades catarinenses que recebem o Cofinanciamento federal para executarem o serviço de Medidas Socioeducativas.

Conforme informações da gerente, Carolina Freitas, o objetivo é capacitar os técnicos efetivos que executam esse serviço e esse programa, respectivamente, nos municípios. Segundo o Diretor de Assistência Social, Ismael de Córdova, o encontro trata da interlocução do Serviço de Medidas Socioeducativas com os demais serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a interface com as demais políticas, bem como o diálogo sobre os avanços alcançados e os desafios na erradicação do trabalho infantil no Brasil.

O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin relatou que os temas foram pauta de grandes debates e discussões durante os dois dias do evento. Na oportunidade, ele fez a entrega do livro Boas práticas no SUAS nos municípios de Santa Catarina. “A capacitação dos profissionais é fundamental, para garantir um eterno aprendizado. Todos os dias, aprendemos. Quando o tema é capaz de fazer a diferença na vida das pessoas, se torna mais importante ainda”, disse o Secretário.

Participaram do encontro a coordenadora do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Major Arlene Sousa da Silva Villela; a juíza do Tribunal regional do Trabalho, Ângela Maria Konrath, o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público de Santa Catarina, promotor Doutor Marcelo Wegner, técnico do Ministério do Desenvolvimento Social, Francisco Xavier.