20170804 132026

A presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), foi assumida pelo governador Raimundo Colombo na manhã desta sexta-feira (4), em Florianópolis.

A integração entre os estados vizinhos para executar demandas em comum, na promoção da economia da região Sul e no enfrentamento da crise econômica nacional são os objetivos. “Nosso papel é criar um clima de colaboração mútua. A integração nos dá uma força muito maior para defender demandas em comum. Precisamos fortalecer os estados para garantir a proteção da sociedade, com geração de emprego e prestação de serviços de qualidade”, afirmou Colombo.

Com trabalho vinculado à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, a Coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, assumiu a presidência da Comissão Permanente de Políticas para Mulheres. O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin acompanhou a posse e destacou a oportunidade oferecida a ela. “Ela se destaca pelo empenho dedicado à causa. A comissão está nas mãos de uma pessoa comprometida e pronta para defender a mulher e seus direitos. Esta participação será um grande passo e estamos prontos para apoiar no que for preciso”, disse o secretário.

Para Aretusa a articulação nesta Coordenadoria será importante para criar uma conexão e fortalecer as políticas para as mulheres. "Temos ações que são destaques para outros estados do Codesul e outras bem importantes para implantar também no nosso estado", pontuou ela.

O governador do Paraná, Beto Richa, até então presidente do Codesul, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, a vice-governadora do Mato Grosso do Sul, Rose Modesto o vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, além de secretários de Estado do governo catarinense participaram do ato.

O Codesul

O conselho foi criado em 1961, por meio de um convênio entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a integrar o Codesul. O objetivo é encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do país. A estrutura administrativa é composta por um secretário executivo, nomeado pelo governador-presidente, cargo revezado entre os quatro governadores a cada ano; e por quatro secretários assistentes, além de corpo técnico e administrativo.