001jpg

O Colegiado Estadual de Assistência Social (COAS) está reunido até o fim do dia desta terça-feira (12), na sede da Associação dos Municípios da Região Serrana, em Lages com representantes da área de 21 associações de municípios.

Na pauta, orientação sobre como os municípios devem proceder para elaborar o Plano Municipal de Assistência Social (PMAS); Adequação e Elaboração das Leis Municipais da Assistência Social; Marco Regulatório no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e dentre outros assuntos, avaliação do Seminário Estadual de Assistência Social e do Envelhecimento Ativo.

A importância da aproximação das associações de municípios com a Assistência Social do Estado, o orçamento anual para 2018 definido na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e o novo sistema implantado pela Assistência Social foram alguns dos assuntos destacados pelo diretor de Assistência Social da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Ismael de Córdova.

A Coordenadora da Vigilância Socioassistencial da Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Paloma Mariucci, deu ênfase para a atualização de dados e cadastros de informações. E destacou a importância do processo de investigação da realidade e das vulnerabilidades e riscos sociais baseado em levantamentos de dados numéricos e na construção de indicadores e índices.

Ela explicou que a Vigilância Socioassistencial tem como atribuição fundamental subsidiar planos de assistência social por meio de diagnósticos que dêem a visão da totalidade das necessidades de proteção de Assistência Social. Numa parceria com as 21 Associações de Municípios será traçado em breve, um diagnóstico real da Assistência Social no Estado com vistas às futuras ações.

O coordenador estadual do Colegiado de Assistência Social Lauro dos Santos acredita que como resultado desses dois dias de reunião sairá uma ação capaz de revelar a verdadeira face da Assistência Social Catarinense. “Só a partir disso teremos uma gestão efetiva da Política de Assistência Social, com a participação da comunidade e articulação das ações com as demais políticas públicas”, defende.