alimento 2Nesta segunda-feira (16), a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação promoveu através da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), uma ação interna com o objetivo de conscientizar os colaboradores e dar visibilidade ao Dia Mundial da Alimentação. Em 2017, o tema em debate é “Mudar o futuro da migração. Investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural”.

Com a entrega de um kit de sementes, doadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), aos funcionários da SST, a Diretora da DSAN, Patricia Cechinel Bernardi, afirma que a ação visa conscientizar, primeiramente pelo ambiente de trabalho, o direito inerente ao ser humano de ter uma alimentação adequada, com acesso regular, permanente e irrestrito, seja diretamente ou por meio de aquisições  financeiras a alimentos saudáveis e seguros, em quantidade e qualidade justa.

Desde 1981, mais de 150 países comemoram o Dia Mundial da Alimentação, promovendo discussões sobre a agricultura e a importância em investir na área, juntamente com o apoio à educação e saúde, para desta forma poder conduzir à erradicação da fome e malnutrição no mundo.

Vinculada à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação,  a DSAN ressalta esta data como um momento propício para uma reflexão sobre a importância da alimentação saudável associada à produção agroecológica dos alimentos para o consumo e comercialização consciente e dos impactos à vida e ao meio ambiente. Tais debates vêm sendo pautados nos encontros periódicos do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), visando a correta aplicação e monitoramento do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, com metas e objetivos a serem alcançados por Santa Catarina entre 2014 e 2019.