2017 10 25 PHOTO 00000008

Iniciou ontem (24), no Hotel Morro das Pedras, o Encontro Estadual de Multiplicadores Regionais do Sistema de Informação a Infância e Adolescência (SIPIA). O evento, que se encerra amanhã (25), contou com a presença do Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), deputado estadual Valmir Comin, a Secretário Adjunta, Reginete Panceri, a chefe de gabinete, Kelly Dalla Lana, a diretora de Direitos Humanos da SST, Maria Elisa de Caro, a Secretária Executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Lidia Vargas Peixer, a Coordenadora Técnica Estadual do SIPIA, Graziela Cristina Luiz Damacena Gabriel, o promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ), João Luiz de Carvalho Botega e a coordenadora adjunta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elaine Paes e Lima.

O evento tem como objetivo capacitar os 42 multiplicadores do Sistema em Santa Catarina, para que possam levar ao entendimento de todas as regiões do estado. O SIPIA é um sistema de informação utilizado por meio dos conselhos tutelares, que possibilita que seja feito um diagnóstico mais exato das demandas, relacionados a criança e ao adolescente.

Graziela explica a importância do SIPIA para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas: “Com o sistema é possível ter um diagnóstico exato de demandas. A partir disso é possível gerar políticas públicas, porque pode-se ver naquele município qual é o direito mais violado, o porquê continua sendo violado e porque essa violação não cessa. E é isso que vai nortear os conselhos municipais de direito a elaborar políticas públicas para aquele município conforme a demanda mais recorrente.”

O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin, ressaltou a importância de capacitar e multiplicar conselheiros tutelares e zelar pelos direitos da criança e do adolescente.

O evento abordou temas referentes a implantação da nova versão do sistema e sobre o papel dos conselhos, conselheiros tutelares e multiplicadores frente a garantia de direitos à criança e ao adolescente. A previsão para que o sistema entre em vigor é a partir do dia 18 de novembro, em homenagem ao Dia do Conselheiro Tutelar.