22791832 1136106316521582 6816004507217794559 o 1O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin, esteve em Cocal do Sul, na última quarta-feira (25), para a cerimônia de assinatura do contrato e ordem de serviço do Centro Dia do Idoso, que será feito através do Programa Pacto por Santa Catarina – Proteção Social, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.

O Centro Dia é um equipamento social, destinado a prestação de serviços de proteção social especial para pessoas idosas e suas famílias no que se refere aos cuidados pessoais, fortalecimento de vínculos, autonomia e inclusão social, por meio de ações de acolhimento. Também proporciona atendimento das necessidades básicas, mantém o idoso com a família, reforça o aspecto de segurança, autonomia, bem-estar e socialização. Além da identificação das necessidades, viabiliza o acesso a benefícios, programas de transferência de renda, serviços de políticas públicas setoriais, atividades culturais e de lazer, sempre priorizando o incentivo à autonomia do usuário, família e cuidador.

No evento, estiverem presentes, além do Secretário Comin, o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, o gerente regional da ADR de Criciúma, João Fabris, o empresário Jurandir Nunes da Construtora Nunes, os técnicos da prefeitura responsáveis pela execução do projeto e outras autoridades regionais dos municípios de Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Muller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Pedras Grandes, Siderópolis, Treviso e Urussanga

Segundo o Secretário de Estado da Assistência Social Trabalho e Habitação, deputado Valmir Comin, “este Centro Dia do Idoso é um equipamento de acolhimento, proteção e convivência de idosos. Ações como essa buscam atender uma parcela cada vez mais crescente da nossa sociedade. Nós temos hoje cerca de 1 milhão de idosos em Santa Catarina. No país são cerca de 14 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Pensar no idoso é pensar no futuro e os nossos idosos merecem um local agradável, com bons serviços, que transforme a estadia deles durante o dia em momentos agradáveis e de socialização. E ainda, é possível fazer quando se tem vontade política e nós fizemos juntos, este sonho de Cocal se tornar realidade”,

Cocal do Sul é o único município do sul do estado a receber o Centro Dia do Idoso. A construção terá uma área de 749,58 m² e contará com piscina de hidroginástica coberta e climatizada, cancha de bocha, salão de eventos, sala de jogos, cozinha, banheiros, vestiários com acessibilidade e um sistema de geração de energia solar, tudo pensado com cautela na qualidade de vida e bem-estar dos idosos.

A obra terá início nesta quinta-feira (26), tem um prazo de 8 meses para ser concluída e sairá no valor de R$1.014.978,63.

Foto: Assessoria Prefeitura Municipal Cocal do Sul