IMG 1136

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, em Florianópolis, foi realizada a XI Conferência Estadual de Assistência Social, executada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) por meio do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

Segundo o Diretor de Estado da Assistência Social, Ismael de Cordová, mesmo com um processo conferencial bastante trabalhoso e com tempo curto para discutir todas as propostas a conferência cumpriu sua missão, com todas as propostas discutidas e 42 delegados eleitos para representar o estado na etapa nacional, em Brasília.

Dos eleitos, foram 50% (21) representantes governamentais e outros 50% da sociedade civil, distribuídos por todas as regiões do estado.  “Os delegados fizeram uma participação intensa, ultrapassando o tempo previsto de debate. Estão de parabéns, temos que reconhecer a persistência e comprometimento para concluir a conferência estadual em Santa Catarina” pontuou Ismael.

O evento teve como objetivo avaliar a política no estado de Santa Catarina e definir prioridades, reconhecendo a responsabilidade de cada ente federado e também eleger delegados para a XI Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 05 a 08 de dezembro em Brasília.

Para Ismael, o ponto alto da conferência foi que todas as pessoas, trabalhadores e usuários do SUAS puderam se manifestar no espaço democrático criado pela conferência. Essa foi a grande preocupação dos organizadores, garantir que todos tivessem o direito a fala.

Segundo o Secretário da SST, deputado estadual Valmir Comin, mesmo depois de 28 anos atuando no Legislativo, assumir a pasta de Assistência Social foi um grande desafio, porém, essencial para entender o grande significado e valor desta secretaria, que é considerada uma das mais importantes.

Em Santa Catarina de 295 cidades, 294 realizaram conferências municipais, onde os delegados e propostas foram eleitas, sendo apresentadas posteriormente na XI Conferência Estadual de Assistência Social, sediada no Oceania Park Hotel & Convention, no bairro Ingleses - Florianópolis. O evento teve a  participação de mais de 750 pessoas.