IMG 4405

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), por meio do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPIn/SC), realizou na tarde desta sexta-feira (24), a cerimônia de entrega dos prêmios do concurso de logomarca deste conselho.

O concurso foi promovido através de uma parceria colaborativa entre a SST, CEPIn e Secretaria de Estado da Educação (SED). Conforme o edital CEPIN 002/2016 as escolas indígenas do estado de Santa Catarina e seus alunos foram convidados a apresentar propostas para a criação da nova Logomarca do CEPIn. A arte vencedora será adotada como a marca oficial do conselho, fazendo parte da sua identidade visual.

A mesa de abertura foi composta pelo Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação deputado estadual Valmir Comin, da Diretora de Estado de Direitos Humanos, Maria Elisa Silveira de Caro, a Representante da Secretaria de Estado da Educação, Júlia Siqueira da Rocha, o Representante do CEPIn e da Etnia Guarani, o Cacique Getúlio Narsizo, o representante do Povo Laklãno/Xokleng, Woie Patté, o representante do Povo Kaingang, Jaison Ferreira, o Produtor Musical do Netuno Rock, Paulo Eduardo Antunes e o Gerente de Planejamento Regional e Apoio às Políticas Públicas da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Egon Gabriel Júnior.

Durante a solenidade, as crianças do coral indígena da Escola Itaty, da terra indígena Morro dos Cavalos, apresentaram uma música típica, que representa a cultura e orgulho dos povos indígenas. Emocionado Comin foi enfático ao afirmar a necessidade de intensificar as políticas públicas que garantam os direitos dos povos indígenas, não só no estado de Santa Catarina, mas em todo o Brasil. “Precisamos observá-los com um olhar diferente para torná-los iguais”, finalizou o Secretário.

Participaram do concurso, alunos indígenas pertencentes às etnias Guarani, Kaingang e Xokleng, regularmente matriculados nas escolas indígenas catarinenses reconhecidas pelo Ministério da Educação que produziram a logomarca seguindo as normas descritas no edital. Os desenhos foram avaliados pelo Grupo de Trabalho do CEPIn, formado por conselheiros, pela Secretária Executiva e por dois professores indígenas dos povos Laklãno/Xokleng e Kaingang.

Como prêmio, foram oferecidos um tablet para cada um dos três primeiros colocados, sendo um de cada etnia, doados pela empresa Nutriplus Ltda e a escola vencedora recebeu um kit multimídia, composto por um computador e monitor, doados pela Produtora Netuno Rock, uma TV 39 polegadas e um Data Show, também disponibilizados pela  Nutriplus.

O terceiro colocado foi o aluno do 5º ano  da Escola Indígena Estadual Básica Laklano, Érik Katân, da etnia Laklâno/Xokleng, morador da Terra Indígena Aldeia Pliplatol, localizada no município de José Boiteux. A segunda colocada foi a estudante do 9º ano da Escola Indígena do Ensino Fundamental Itaty, Gabriela Souza Benite, da etnia Guarani Mibyá, da terra indígena do Morro dos Cavalos, localizado no município de Palhoça. O primeiro lugar foi a estudante do 4º ano da escola Educação Fundamental São Pedro, Fernanda Pilantir, da etnia Kaingang, da terra indígena Água Branca, localizada no município de Ipuaçu. A representante da escola São Pedro que recebeu o Kit Multimídia foi a Professora Clair Roque.

Júlia Siqueira pontuou a importância cultural que os povos indígenas oferecem ao estado e agradeceu a participação intensa da Secretaria Executiva do CEPIn, Maria Iris Bessa. “Nós temos que agradecer a esses três povos que melhoram Santa Catarina, nós nos orgulhamos das etnias indígenas e aprendemos com os índios. Olhar para essas crianças é ver em cada um juízes, médicos, professores, artistas que vão trazer além dos saberes quando se formarem profissionais, algo que os brasileiros precisam aprender: que não existe felicidade isolada, só existe felicidade coletiva. E isso os povos indígenas têm nos ensinado constantemente.” afirmou.