IMG 4724

 

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina (SST), através da  Diretoria de Assistência Social (DIAS) e por meio da Gerência de Proteção Social Básica (GEPSB), promoveram nesta terça-feira (28), o “Encontro Técnico Estadual sobre o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho - ACESSUAS Trabalho”. A capacitação foi realizada no auditório do Bloco G da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), campus Pedra Branca, Palhoça/SC.

Estiveram presentes na mesa de abertura, o Diretor de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (DITE), Thiago Chaves e a gerente de Proteção Social Básica, da Diretoria de Assistência Social (DIAS), Daiana Nardino.

Motivado pela recente reformulação do programa ACESSUAS, aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o encontro teve o objetivo de informar os municípios a respeito das mudanças, dando apoio técnico, além de propiciar um espaço de diálogo e troca de experiências sobre o tema. Abordando as novas normas, o público, os eixos de atuação, a gestão do programa, a utilização do recurso e a prestação de contas. Tendo como eixo central as ações de desenvolvimento de habilidades e orientação para o mundo do trabalho. Que busca promover espaços de orientação, reflexão e conscientização, que antecedem a entrada do usuário nas oportunidades de inclusão produtiva e buscam dar toda a assistência necessária  na busca por espaço no mercado de trabalho ao público atendido.

No período da manhã, a Gerente Daiana Nardino iniciou o encontro apresentando aos participantes as diretrizes e alterações do novo modelo do programa ACESSUAS Trabalho, abrindo espaço para o esclarecimento de dúvidas. Seguida da Assistente Social da Gerência de Benefícios Assistenciais, Transferência de Renda e Programas (GEBTP), Viviane Fernandes, que realizou uma orientação sobre o programa de promoção do acesso das pessoas com deficiência, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a qualificação profissional e ao mercado de trabalho. Durante a tarde as educadoras sociais, Roberta Carnasciali dos Santos, Gerente do Programa Mobiliza, e Melissa Cristina Alves Ferreira, facilitadora do Mobiliza, ambas da Fundação de Assistência Social de Curitiba (FAS), apresentaram o Programa Mobiliza, que prevê a realização de encontros com orientações e informações a respeito do mundo do trabalho.

Um dos destaques do encontro técnico, foi a criação de um ambiente participativo e aberto ao diálogo, focado na troca de histórias e experiências com o ACESSUAS, oferecendo aos participantes olhares diferentes sobre o programa. A assistente social, Márcia Kayser falou sobre seus nove anos de trajetória na Secretaria de Assistência Social, trabalhando pela qualificação e reinserção profissional e organização dos grupos produtivos. Para o Diretor do DITE, a capacitação permite que técnicos e gestores reúnam informações que beneficiem as políticas públicas dos municípios que representam. Thiago finalizou afirmando que, “O agente público tem o dever de fazer o acompanhamento e a qualificação do indivíduo que muitas vezes está marginalizado e não tem oportunidade de conseguir uma vaga de emprego”.




FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito