As discussões para a criação do Conselho Estadual das Populações afros-descendentes tiveram início no segundo semestre de 2000 sendo sua criação consolidada em 2001 como parte comemorativa do centenário de Antonieta de Barros. 

Entendendo que as discussões deveriam ser realizadas no interior das entidades do movimento social negro, a Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros mobilizou o Fórum das Entidades Negras de Santa Catarina que, em reunião realizada no Centro de Ciências da Educação - FAED/UDESC deliberou por participar, junto a secretaria de Estado da Justiça e Cidadania na elaboração da minuta de criação do Conselho. 

Esta participação se concretizou com a realização de grupos de trabalho em reuniões periódicas culminando com a produção de documentos fundadores do texto final. O Conselho foi criado pela lei 11.718 de 16 de maio de 2001, e seus conselheiros foram empossados em 20 de novembro de 2001, em ato alusivo as comemorações da Semana da Consciência Negra pelo Senhor Governador do Estado em ato solene no Palácio Santa Catarina. 
FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito